Você sabia que pode pedir aumento no valor dos Alimentos em razão do padrão de vida que o pai demonstra em redes sociais?
- Thaís Braga

- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Você sabia que o padrão de vida ostentado pelo outro genitor do seu filho nas redes sociais, pode servir como parâmetro para aumentar o valor de alimentos fixados ao seu filho (a)?
É isso mesmo, o embasamento para o pedido de aumento é a Teoria da Aparência.
A Teoria da Aparência nas Ações de Alimentos, consiste basicamente, na avaliação da capacidade financeira do genitor com base nos sinais de que ele próprio transmite a sociedade.
É preciso neste ponto destacar que a fixação da Pensão Alimentícia deve proporcionar a subsistência digna e a similitude no padrão de vida entre o genitor alimentante e o filho, assim a teoria disciplina que em razão disso o juízo pode utilizar a aparência da vida que o alimentante leva para estipular o valor da pensão, principalmente, quando o alimentante não comprova faticamente sua condição financeira ou a apresente em total dissonância com a vida social que leva.
Ou seja, caso o genitor demonstre nas redes sociais um padrão de vida elevado, como muitas viagens por ano, frequentando locais mais caros, mostrando carros, imóveis e até mesmo empresas, tais atos podem ser considerados pelo juiz ao fixar o valor dos alimentos.
As provas do padrão de vida e até das ostentações do genitor, podem consistir em prints das redes sociais ou de mensagens de celular do genitor, mas devem ser retiradas de maneira correta, além de existir um procedimento para que elas sejam aceitas judicialmente.
A análise do cabimento dos fundamentos da Teoria da Aparência no caso em concreto deve ser feita por uma advogada especialista em Direito de Família, que analisará os fatos e as provas.
Você já conhecia essa possibilidade?
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Agende uma consultoria e retire todas as suas dúvidas, será um prazer te atender.




Comentários