3 ERROS AO INICIAR UM RELACIONAMENTO QUE PODEM COLOCAR EM RISCO SEU PATRIMÔNIO.
- Thaís Braga

- 28 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Sempre menciono em meus atendimentos que realizar um Planejamento Matrimonial é cada vez mais importante, para evitar que os erros que eu vou citar nesse post aconteçam.
Por incrível que pareça, eles são muito comuns e cometidos por muitos brasileiros.
O primeiro erro é ir morar junto pensando que é mais fácil separar se o relacionamento acabar não dando certo. Nesse erro, tudo pode acontecer exatamente ao contrário, caso você comece a morar junto e tenha a intenção de constituir família, você estará em uma união estável não formalizada. Essa informalidade gerada pode deixar diversas brechas, abrindo precedentes para discussões, perda de patrimônio e muito mais.
Por isso, caso opte pela união estável, procure ter cautela e realizar um contrato de convivência.
O segundo erro é escolher o regime de bens legal, ou seja, a Comunhão Parcial de bens, confiando apenas nas informações prestadas pelo cartório de registro civil. A explicação dada pelos cartórios é geral e pode ser que no seu caso específico incida alguma regra que eles com certeza não mencionaram, por exemplo, podemos dispor que eles não te informam sobre a comunicação do seu FGTS nesse regime, não é mesmo?
Por isso, fique atento!
O terceiro erro é deixar de consultar uma advogada especializada no Direito das Famílias e Sucessões, para realização de um Planejamento Matrimonial antes de formalizar a união.
Lembre-se, cada caso é único e possui especificidades que poderão ser resguardadas através de instrumentos jurídicos, se analisadas corretamente por um especialista.
Não deixe de fazer seu planejamento matrimonial!
Você precisa de mais detalhes?
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Agende uma consultoria e retire todas as suas dúvidas, será um prazer te atender.



Comentários